sexta-feira, 14 de junho de 2013

ADOLESCENTES

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é o período da vida
que se inicia aos 10 anos de idade e se prolonga até os 20 anos (inclusive), ocorrendo durante esse percurso intensas transformações físicas, psicológicas e comportamentais.


Ainda que as necessidades nutricionais sejam influenciadas simultaneamente
pelos eventos da puberdade e pelo estirão do crescimento, na adolescência em especial, a escolha dos alimentos é potencialmente determinada por fatores psicológicos, socioeconômicos e culturais, que interferem diretamente na formação dos hábitos alimentares.
Há maior demanda de substâncias nutritivas, o que interfere na ingestão alimentar e aumenta as necessidades de nutrientes específicos.

Cinco eventos têm influência direta sobre o equilíbrio nutritivo:
– Início da transformação pubertária
– Aceleração do crescimento longitudinal
– Aumento da massa corporal
– Modificação da composição corporal
– Variações individuais quanto à atividade física

Do ponto de vista nutricional, os adolescentes pertencem a uma faixa de risco
extremamente vulnerável no que diz respeito ao seu estilo de vida e ao alto consumo de energia e gordura, especialmente na forma de lanches. O consumo excessivo de lanches afeta não somente a ingestão diária de macronutrientes, mas também a de vitaminas e minerais. A freqüência diária do consumo de lanches constitui um aspecto de preocupação, e isso se deve, em grande parte, à evidente relação entre qualidade da dieta e aumento da obesidade.

Desenvolver uma imagem corporal – a imagem do próprio físico que pode ser a de um corpo  adulto – é uma tarefa intelectual e emocional que é mesclada a considerações nutricionais. Os  adolescentes sentem-se desconfortáveis com as alterações rápidas de seus corpos, e ao mesmo tempo,  querem ser como seus colegas mais perfeitos e ídolos culturais. Seu senso de valor pode ser derivado dos  sentimentos sobre seus próprios atributos físicos, uma característica pessoal que os torna vulneráveis a  distorções graves, caso se desenvolva um distúrbio de alimentação.


O rápido ganho de peso que acompanha o desenvolvimento das características sexuais  secundárias faz com que muitas jovens restrinjam desnecessariamente a quantidade de alimentos que consomem. Os meninos são tentados a usar suplementos nutricionais, esperando atingir a aparência 
muscular de adultos. A importância dos adolescentes se encaixarem, tendo imagens corporais que  acreditam os ajudará a se adaptarem não podem ser negligenciada no aconselhamento nutricional.

Recomendações Nutricionais

Energia: 
Deve ser distribuída em:
55 a 60% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 30% de gorduras.
Colesterol:
No máximo 300mg diários.
Ferro: 
Nos adolescentes as necessidades são maiores devido ao desenvolvimento muscular, esquelético e endócrino. Devem ser incluídos na dieta alimentos como carnes magras, fígado, vegetais verde-escuros, ovos e leguminosas.
Cálcio: 
Como forma de prevenção contra osteoporose futura e a fase de crescimento, os adolescentes devem ingerir diariamente alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados e  vegetais verdes.
Zinco:
É essencial para o crescimento e maturação sexual.




Fonte: http://cecaneunb.files.wordpress.com/2010/09/cartilha_da_alimentacao_do_adoslescente1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário